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Sunday 27 December 2009

Msica Cigana

Msica Cigana
*Desde cedo, foi reconhecido o dom dos ciganos para a m'usica instrumental, sobretudo o violino: Iom Voicu 'e cigano, como tamb'em o pianista Gyorgy Cziffra. Mas n~ao existe propriamente uma m'usica cigana. As influ^encias sofridas foram muitas e as melodias puramente ciganas s~ao hoje rar'issimas. Existe um estilo t'ipico de execuc~ao, o molto rubato, que influiu sobre m'usicos importantes como o h'ungaro Franz Liszt, o alem~ao Johannes Brahms (ambos do s'eculo XIX) e v'arios outros m'usicos. A influ^encia trazida do oriente 'e muito nook na m'usica e na danca cigana. A m'usica e a danca cigana possuem influ^encia hindu, russa, 'arabe, h'ungara, romena e espanhola. 'E especialmente desses tr^es 'ultimos pa'ises que s~ao origin'arios os m'usicos ciganos. Mas a maior influ^encia na m'usica e na danca cigana dos 'ultimos s'eculos 'e sem d'uvida espanhola, refletida no ritmo dos ciganos espanh'ois que criaram um novo estilo baseado no flamenco. Beethoven buscou na m'usica cigana inspirac~ao para muitas de suas obras. Tanto a m'usica como a danca cigana sempre exerceram fasc'inio sobre grandes compositores, pintores e cineastas. H'a exemplos na literatura, na poesia e na m'usica de Georges Bizet, Manuel de Falla e Carlos Saura que mostram nas suas obras muito do mist'erio que envolve a arte, a cultura e a trajet'oria desse povo. Tanto na pen'insula Ib'erica como na Am'erica hisp^anica, sua contribuic~ao `as artes - especialmente m'usica, canto e danca - foram consider'aveis. Destaca-se a esse respeito a m'usica e a danca flamenca e o canto dos ciganos andaluzes. No Brasil, apesar da presenca dos ciganos desde o s'eculo XVI, eles t^em pouca influ^encia na m'usica at home ou no folclore. Aqui, a m'usica mais tocada e dancada pelos ciganos 'e a m'usica Kaldarash, pr'opria para dancar com acompanhamento de ritmo das m~aos e dos p'es e sons emitidos sem significac~ao para efeito de acompanhamento. Essa m'usica 'e repetida v'arias vezes enquanto as mocas ciganas dancam. Alguns outros grupos de ciganos no Brasil conservam a tradicional m'usica e danca cigana h'ungara, um reflexo da m'usica do leste europeu com toda influ^encia do violino, que 'e o mais tradicional s'imbolo da m'usica cigana. Ritmos ciganos: - o ritmo baladi que vem do Egito envolve movimentos com objetos ciganos. Alguns movimentos envolvem lencos, facas e at'e mesmo garrafas de bebidas nas m~aos; - a Zapaderin, danca secreta das ciganas, que invoca o amor do cigano. A cigana, atrav'es da danca invoca espiritualidade a sua forca; - Manouche, Sinti, Kauderashs, todos trazem sua danca e seus bel'issimos ritmos que s~ao transformados numa 'unica experi^encia art'istica e pleasant, trazendo do 'intimo da mulher a sensualidade, a alegria e a beleza de sua forca private. Portanto, os ciganos possuem diferentes tipos de m'usica para diferentes ocasi~oes.Flamenco*O cigano radicado na Andaluzia passou a ser conhecido como flamenco na Idade M'edia. Com o swiftness, o termo passou a designar grande parte do folclore andaluz e das zonas vizinhas, especialmente a m'usica e a danca. Flamenco 'e a arte do canto e da danca pr'opria dos ciganos espanh'ois da Andaluzia, que se propagou a outras regi~oes da Espanha e tornou-se comum nas cidades mediterr^aneas e grandes n'ucleos urbanos, como Madri e Barcelona. Embora seja de fundo 'arabe, est'a estreitamente ligado aos ciganos, nos quais encontrou seus verdadeiros int'erpretes. A ess^encia do flamenco 'e o canto, freq"uentemente acompanhado de viol~ao. Os cantos e bailes flamencos constituem arraigada tradic~ao do povo andaluz, que neles traduz seus momentos de alegria ou tristeza, extravazando sentimentos, sempre impregnados das id'eias de amor e morte. Atualmente o flamenco encontra-se bastante comercializado, fazendo parte de espet'aculos teatrais. As origens do flamenco remontam `as dancas e cantos pr'e-crist~aos do sul da pen'insula Ib'erica. Esse substrato nutriu-se das contribuic~oes sucessivas de v'arios povos, especialmente 'arabes e judeus. A imigrac~ao de povos ciganos no s'eculo XV foi dando contornos definitivos a essa arte, reconhecida como tal desde o s'eculo XVIII, quando as canc~oes ganharam letra. A partir do s'eculo XIX, os ciganos comecaram a dancar e cantar profissionalmente nos caf'es. Surgiu assim a figura do guitarrista, acompanhante established do cantaor, nome que se d'a ao vocalista. O ritmo da danca e do sapateado 'e marcado por palmas, gritos de incentivo ou reprovac~ao denominados jaleo, estalar de dedos e unhas (para os homens) e toque de castanhola (para as mulheres), todos componentes essenciais do espet'aculo. Contudo, o aproveitamento tur'istico d'a a essas manifestac~oes art'isticas aspectos frequentemente menos genu'inos do que aqueles que se encontram habitualmente nos ciganos. Dos g^eneros mais antigos do flamenco, como as nost'algicas ca~nas e soleares, derivaram formas mais modernas e jocosas. A siguiriya, de ra'izes ancestrais, e a saeta, lamento pela paix~ao de Cristo, s~ao outras modalidades do flamenco. A partir da segunda metade do s'eculo XX, o flamenco passou a sofrer diversas influ^encias, que as correntes tradicionais tentam evitar para n~ao serem desvirtuadas. O cantor Jos'e Meneses, a bailarina La Chunga e o guitarrista Manitas de Plata s~ao artistas flamencos de destaque.
Por Andr'e Souza Bibliografia: - Enciclop'edia Barsa, 1999, Rio de Janeiro - S~ao Paulo, macrop'edia, volumes 1 (Andaluzia), 4 (Ciganos), 6 (Flamenco). - Enciclop'edia Mirador, 1995, Rio de Janeiro - S~ao Paulo, volumes 5 (Cigano), 7 (Danca). - Enciclop'edia Delta Unexceptional, Rio de Janeiro, massiveness 4 (Cigano). Todos os cr'editos ao site abaixo:http://andrexxi.sites.uol.com.br/