Popular Posts

Wednesday 30 January 2013

Filmes Wiccanos Parte 1

Filmes Wiccanos Parte 1
por Vanna Dulac

N~ao 'e dif'icil encontrar filmes que falem sobre bruxaria, feiticos, dem^onios e coisas do g^enero. O complicado 'e conseguir encontrar filmes que falem da magia como ela realmente 'e, sem cenas espetaculosas, efeitos especiais e coisas que a gente sabe que s'o acontece no cinema. Mesmo assim, existem filmes e s'eries que valem a pena serem assistidos. Alguns pela filosofia em si, outros pelo figurino ou pela caracterizac~ao da 'epoca. Enfim, aqui vai uma listinha de sugest~oes, para ficarmos por dentro do mundo pag~ao:

Da Magia `A Seduc~ao

Conta a hist'oria de uma fam'ilia de bruxas onde todos os homens pelo qual alguma delas se apaixona acaba morrendo. Fora alguns exageros nos efeitos especiais 'e um filme mostra de forma coerente a vis~ao da Bruxaria, os feiticos e o poder feminino. 'E impag'avel a cena delas tomando tequila e dancando pela cozinha.

As Brumas de Avalon


Conta a hist'oria de Morgana e do Rei Arthur. A fotografia 'e maravilhosa, o figurino e as atrizes escolhidas perfeitas. 'E realmente um dos filmes mais wiccanos que eu conheco, pois fala de feiticos, mostra o ritual de Beltane e um pouco das tradic~oes wiccanas.

Merlin


Menos conhecido, mas t~ao bom quanto As Brumas de Avalon, Merlin conta a mesma hist'oria, narrada por Merlin. 'E um longa metragem que a gente assiste sem nem sentir o charge passar. Tem pitadas de wit e mostra outros aspectos de Avalon.

As Bruxas de Eastwick


O filme conta a hist'oria de 3 bruxas, que acabam seduzidas pelo Dem^onio. Mostra de forma meio distorcida as bruxas, mas 'e importante pelo fato de ser uns dos primeiro filmes a falar sobre o assunto e meio que um exemplo do que n~ao fazer.

Enchanting


Este seriado conta a hist'oria de 3 irm~as, que j'a adultas descobrem que s~ao de uma linhagem de bruxas e possuem, cada uma um poder. Elas encontram o livro das sombras no sot~ao da casa, que pertencia a falecida av'o delas e comecam uma luta competing o mal. Quando comeca essa luta competing o mal 'e que o seriado forca um pouco a barra e comeca a ficar espetaculoso, mas dell a pena assistir, pois eles falam sobre feiticos, mostram alguns rituais, s'imbolos e teorias que retratam realmente a Wicca. Tamb'em 'e bacana ver que, como n'os, as bruxas de Enchanting levam uma vida conventional, trabalham, namoram, brigam, tem ci'umes e talz!