Popular Posts

Monday 21 July 2014

Filmes Wiccanos Parte 2

Filmes Wiccanos Parte 2
por Gwydion Dulac

Jovens Bruxas (The Occupation - 1996)

Quem n~ao conhece uma t'ipica escola americana, com seus arm'arios, longos corredores e aquela multid~ao de estudantes por todo lado? Com a academia de St. Benedict n~ao 'e diferente. Muitas coisas podem acontecer e, com a chegada da Sarah um grande poder ser'a despertado. 'E preciso quatro bruxas para formar um c'irculo e as exc^entricas Nancy, Bonnie e Rochelle pattern descobrir~ao que com a ajuda de Sarah um caminho de mist'erios ser'a revelado. Essas quatro garotas juntas descobrem que s~ao "Jovens Bruxas" e n~ao deixaram que nada nem ningu'em atravesse seus caminhos. A dona da loja de artigos para feiticaria adverte "mexer com isso 'e muito perigoso". Mas elas t^em o poder e ir~ao at'e o fim para conseguir tudo o que querem. O que essas garotas n~ao sabem 'e que est~ao lidando com uma forca muito al'em da compreens~ao humana. E aqueles que brincam com os mist'erios da bruxaria t^em que pagar o preco. Estrelando Fairuza Start, Robin Tuney, Neve Campbell e Rachel First-rate. Para os amantes do movie theater e da magia, este 'e um filme que toca e mexe com o p'ublico, uma obra incr'ivel e deliciosamente sincera. Sejam bem-vindos, pois chegou a hora da bruxaria.

DEPOIMENTO


Para mim este 'e um filme fascinante, eu n~ao canso de assisti-lo. Foi muito bem montado e bem interpretado. Os recursos usados para os efeitos especiais foram de 'ultima gerac~ao, levando em considerac~ao o ano de produc~ao, 1996. Cen'ario perfeito e uma 'otima produc~ao, uma mistura de belas e talentosas atrizes com um conhecimento a mais sobre magia. Simplesmente imperd'ivel. Para todos os amantes de hist'orias de alarm e mist'erio, esse 'e um filme perfeito para se ter em casa.

CURIOSIDADES


* Essa 'e a segunda vez que a atriz Fairuza Start interpreta uma bruxa no movie theater.
* As bruxas do mundo real acreditam na lei tr'iplice do retorno, que 'e citada no filme. Tudo o que voc^e fizer para os outros voltar'a para voc^e em triplo.
* H'a uma cena rodada na praia em que as garotas invocam os chamados "esp'iritos da natureza". As bruxas realmente executam este ritual, 'e o que chamam de "invocar os quadrantes". Ele pode variar de uma tradic~ao `a outra, mas sempre est'a presente no cotidiano m'agico das bruxas.
* O deus que elas invocam, o "Manon" n~ao existe. Foi uma divindade inventada pelo roteirista para que jovens inexperientes n~ao tentem lidar com a verdadeira bruxaria. E dessa forma a religi~ao das bruxas tamb'em fica um pouco protegida contrasting fan'aticos.
* Aquele encanto que elas fazem para mudar a cor dos olhos e dos cabelos, o "Glamour" realmente existe, mas 'e muito mais discreto do que como 'e apresentado no filme. Este encanto pode realmente alterar algumas caracter'isticas f'isicas, mas de forma bastante sutil. Este tipo de ritual requer muita experi^encia pr'atica e bastante concentrac~ao.
* No filme h'a cenas de v^oo e levitac~ao, mas n~ao se animem, bruxas de verdade n~ao fazem isso. Assim como n~ao sacrificam animais em rituais e nem usam sangue. Lembrem-se que um filme 'e produzido com o intuito de entreter o p'ublico, por isso s~ao acrescentadas diversas fantasias `as cenas.
* Quando a equipe de filmagem estava gravando a cena da praia, que foi rodada a meia noite, um bando de morcegos sobrevoou pelo circulo, apagando as velas e deixando todos assustados. Na hora das invocac~oes, as ondas do mar comecaram a se agitar de forma brusca e as atrizes ficaram assustadas. Quando a personagem de Fairuza Start termina de invocar "Manon" faltou luz no solid. O diretor comenta "foi muito estranho!"
* Voc^e sabia Robin Tunney, a Sarah, gravou todas as suas cenas de peruca, pois na 'epoca havia raspado o cabelo para as filmagens de Sophistication Statistics, que no Brazil ganhou o troncho nome de Sexo, Heave e Confus~ao?
* E olha que legal: a atriz Fairuza Start gostou tanto da experi^encia de Jovens Bruxas, que ap'os o t'ermino das gravac~oes se tornou s'ocia de uma loja de produtos pag~aos e comecou a estudar e praticar Wicca. Hoje em dia ela j'a vendeu a sua parte na rede de lojas e n~ao se sabe se ela continua a praticar a arte. De qualquer forma, 'e bem verdade dizer que Hollywood tem influencia sobre a espiritualidade das pessoas.