Popular Posts

Saturday 8 October 2011

Ritual Para Consagrao De Instrumentos

Ritual Para Consagrao De Instrumentos
Foundation Para Consagrac~ao de Instrumentos

Grupo Semente Sagrada - Guarulhos - sp.

Foundation elaborado por S. Thot

Candel'aria de 2006.

introduc~ao

Os instrumentos rituais


Uma das caracter'isticas que tornam o ser humano um animal pensante, al'em de sentir e exprimir emoc~oes, sonhar e comunicar. 'E a capacidade de criar e usar ferramentas. Elas atuam como extens~oes do pr'oprio corpo e facilitam sua relac~ao, harmoniosa ou n~ao, com o meio que o cerca.

Os instrumentos rituais s~ao elementos catalisadores da vontade de seu utilizador. Eles n~ao s~ao imprescind'iveis para a pr'atica ritual, mas auxiliares na religi~ao e magia. Sua consagrac~ao representa basicamente a retirada do objeto do mundo cotidiano e o inserindo no sagrado. Posteriormente outros elementos podem adornar o instrumento, como as runas ou s'imbolos astrol'ogicos. Mas 'e necess'aria uma compreens~ao b'asica da cultura onde eles nasceram al'em de seus significados.

Os instrumentos, de modo geral, representam os quatro elementos, que os Antigos descrevem como os tijolos do universo. Unindo os elementos, temos o princ'ipio criador, o liame que une e d'a sentido e movimento `a exist^encia.

Este princ'ipio unificador, onde a vida 'e gerada, (o 'Utero da Deusa) 'e representado pelo Caldeir~ao. Ele ocupa a posic~ao important do altar, e 'e encontrado em v'arios tamanhos. Geralmente 'e negro, e possui tr^es p'es.

O Prato, ou Pent'aculo representa o elemento Terra e os alimentos que ela gera. Sobre ele 'e colocado parte do alimento ritual. 'E tradicionalmente colocado ao Norte do altar. Recebe o nome de Pent'aculo porque nele 'e tracado a estrela de cinco pontas.

O C'alice representa o elemento 'Agua e os rios, mares e lagos. Dentro dele 'e colocado parte do vinho ritual, posicionando-se `a leste do altar.

O Bast~ao 'e um s'imbolo tradicionalmente ligado ao elemento Fogo. 'E comumente usado no convite, tanto dos Guardi~oes quanto das Divindades.

O Punhal (tradicionalmente de cabo negro, fio duplo, e cego) 'e relacionado ao elemento Ar. 'E comumente usado para tracar o C'irculo M'agico, onde o ritual acontece.

A consagrac~ao

Fui ensinado a pensar na consagrac~ao como uma forma de retirar o objeto ou pessoa da realidade cotidiana, inserindo-a conscientemente no espaco sagrado. Deste modo, quando consagramos o C'irculo M'agico, ou o objeto, na verdade abrimos um espaco em nossa realidade comum, uma afirmac~ao de que aquele 'e um momento de uni~ao nossa com as Divindades.

Em meu antigo grupo, a consagrac~ao 'e realizada com 'Agua e Sal. Nada mais 'obvio, pois em nossa realidade comum a 'agua 'e usada na limpeza, enquanto o sal foi e 'e utilizado como conservante de alimentos, portanto um potente purificador. Quando unidos, transformam-se em um agente de limpeza eficiente. Esta qualidade n~ao 'e diferente no mundo espiritual. Ser'a com estes dois elementos que trabalharemos.

Aquisic~ao dos instrumentos

Caso voc^e j'a tenha adquirido os instrumentos, este t'opico s'o lhe servir'a para transmitir aos outros a informac~ao. Se n~ao os tem, eis algumas sugest~oes:

Se compr'a-los, n~ao pechinche! 'E tradicionalmente desrespeitoso pechinchar na compra de instrumentos m'agicos. Eles n~ao precisam necessariamente ser em prata, ou possuir pecas semipreciosas incrustadas. Mas caso queira um Punhal assim, pergunte o preco e aceite o desafio de compr'a-lo, mesmo que isto signifique algumas horas-extras ou vender lixo recicl'avel para n~ao abalar as financas;

Sua group significa fazer deles pecas importantes em sua religiosidade. Portanto, n~ao os elaborate em outras ac~oes n~ao-ligadas a Wicca.

'E aconselh'avel mant^e-lo longe das m~aos curiosas. Afinal, ningu'em tira crucifixos da parede quando chega em casas cat'olicas! 'E mais uma quest~ao pr'atica, afinal, dependendo do perceptible, este pode cair e quebrar ou amassar.

Procure ter todos os instrumentos antes da consagrac~ao dos mesmos. Mas n~ao faca da procura uma obsess~ao. Acredite: os instrumentos sempre chegam aos seus olhos quando menos esperar. Por exemplo: meu C'alice quebrou esses dias. Curiosamente, olhando um dos cadernos do Estad~ao, encontrei um an'uncio de c'alice... Que n~ao quebra! Custa um pouquinho, mas determinei que teria. A quest~ao 'e estar desperto, e levar uma vida diferente da atual, de modo a abrir-se para novas experi^encias. O resto 'e descoberta.

O ritual 'e a elaborac~ao de um espaco m'agico, a representac~ao da criac~ao do Universo segundo o pensamento pag~ao. 'E teatro, por assim dizer, mas 'e sagrado como foi o teatro na Gr'ecia antiga. Presumindo que voc^e n~ao possui nenhum instrumento, transmito aqui os passos necess'arios para a realizac~ao do ritual sem us'a-los. Depois de seu ritual, poder'a usar seus instrumentos para a realizac~ao das pr'oximas celebrac~oes.

Deduzo tamb'em que 'e t'imido o suficiente para n~ao realizar o ritual ao ar livre, como 'e o warning. E que talvez n~ao possua um grupo estruturado como apoio. Ent~ao, descrevo aqui um ritual in jaws para execuc~ao solit'aria. Espero que goste.

Composic~ao do ritual

. Abertura do C'irculo;

. 'Agua

. Carta da Deusa;

. Chamado aos Quadrantes;

. Chamado a Deusa e ao Deus;

. Respirac~ao, meditac~ao

. Apresentac~ao dos instrumentos;

. Banquete simples;

. Despedida ao Deus e a Deusa;

. Despedida aos Quadrantes

. Despedida do C'irculo.

Itens


. Velas nas cores branca (Deusa) e negra (Deus); velas nas cores marrom (Terra), amarela (Ar), vermelha (Fogo), e azul ('Agua), al'em dos respectivos casticais;

. Incenso de benjoim e seu respectivo incens'ario;

. Uma pequena mesa, ou pedra plana, ou algo que se eleve do solo;

. Os instrumentos para consagrac~ao;

. Dois pequenos recipientes. Um contendo 'agua, enquanto o outro, sal;

. F'osforos e um recipiente para colocar os palitos.

Bastidores


Escolha uma noite de Lua Cheia para a realizac~ao do ritual. 'E o momento mais prop'icio para a realizac~ao de feiticos e encantamentos. Se puder, espere pela primeira lua Cheia de seu anivers'ario. Sei que 'e muito haste, mas 'e o suficiente para que aprofunde seus estudos que certamente lhe somar~ao conhecimentos maiores.

O altar tradicionalmente posto e montado no ponto important do C'irculo, seguindo o alinhamento leste-oeste. H'a grupos que o posicionam no ponto mais ao norte do c'irculo, mas prefiro esta localizac~ao. No centro do altar ficar'a o Caldeir~ao; a sua esquerda o C'alice; `a direita o Punhal. `A frente do Caldeir~ao ficar'a o Pent'aculo, e atr'as dele o Bast~ao. Em volta dele, nos pontos mais pr'oximos dos Quadrantes leste, sul, oeste e norte, s~ao colocadas as velas. Velas e incensos devem estar acesos momentos antes do ritual. No caso dos incensos, mantenha um pequeno estoque perto do incens'ario.

Pr'oximos `as extremidades do altar, as velas da Deusa (`a esquerda) e do Deus (`a direita). O pote de 'agua perto Dela, o de sal, Dele.

Ap'os o t'ermino, se as velas e incensos n~ao queimaram at'e o pure, 'e recomend'avel que sejam apagados com um instrumento chamado abafador, ou com as pontas dos dedos 'umidas de saliva. Por quest~oes tradicionais, n~ao 'e recomend'avel soprar as velas. O warning 'e que queimem at'e o pure sobre o altar, ou que sejam levadas a um lugar seguro para isso. Aqui na cidade, quando realizamos rituais a c'eu aberto, deixamos nossas velas queimando em uma gruta dentro do bosque, com pequenas oferendas de flores do home-grown.

Palavras Sagradas


A voz possui poder, principalmente quando usada com intenc~ao. N~ao 'e `a toa que existem os encantamentos! Mesmo em um ritual solit'ario, o uso de palavras sagradas se faz importante.

Para cada fase do ritual existe um texto. O que apresento aqui 'e simples, mas com o haste, a estrutura continuar'a, mas perceber'a que ser'a capaz de realizar alterac~oes e adic~oes ao texto, conforme a sua percepc~ao do mundo se alarga. Esteja livre para efetu'a-las. Somente a Carta da Deusa n~ao 'e aberta a modificac~oes profundas, apesar da alterac~ao seu t'itulo (originalmente era Carga da Deusa, do ingl^es Divine being Income tax) e da pessoa do verbo (originalmente na segunda pessoa, como tu e v'os). 'E necess'ario que entenda e principalmente sinta as palavras e seus significados. Os mist'erios n~ao est~ao nelas, mas naquilo que se passar'a em seu corac~ao quando recit'a-las!

Gestos sagrados


Como as palavras, voc^e perceber'a em sua caminhada que cada gesto dentro de um ritual n~ao 'e fortuito, mas parte de um quadro maior. Os gestos atuam de modo a fortalecer a intenc~ao do celebrante, e fornecer mais informac~oes `as pessoas que participam do ritual com voc^e. Os gestos aqui s~ao simples, se comparados `a posic~ao de m~aos e p'es, movimentos e dancas dentro dos rituais.

Na criac~ao do c'irculo, quando impossibilitados de usar um athame, criamos o espaco sagrado com o dedo indicador de nossa m~ao de poder. Lembrando que a m~ao de poder 'e aquela com a qual escrevemos. Se for ambidestro, escolha uma das m~aos e trabalhe com ela. Sinta uma forca brotando do centro da Terra e usando seu corpo como conduit. Esta energia atravessa suas pernas, p'elvis, tronco. Ela chega a seus bracos, salta de seus dedos e lhe auxilia a tracar seu C'irculo.

Foundation para consagrac~ao de instrumentos

Abertura do C'irculo


Palavras: com o poder de minha voz, eu traco este C'irculo de poder para que este seja um lugar onde a magia borbulhe; que possa ser um lugar de recolhimento; um lugar de repouso; um lugar de busca; um lugar de encontro; um lugar de prazer; um lugar de realizac~ao; um lugar de b^enc~aos. Em nome da Deusa e do Deus, que assim seja!

Gestos: posicione-se diante da vela leste. Relaxe e concentre-se. Quando at the moment, state o texto acima, movendo-se lentamente pela borda do seu C'irculo imagin'ario, do leste para o sul, para o oeste, para o norte e novamente para o leste, tracando o mesmo com sua m~ao de poder.

'Agua e al'em da morte eu concedo paz e liberdade e uni~ao com todos aqueles que se foi antes."

"Eu tamb'em n~ao exijo sacrif'icio, pois vejam: Eu sou a M~ae de tudo o que vive, e Meu amor e derramado sobre a terra."

Atente para as palavras da Deusa Estelar, o p'o de cujos p'es abrigam-se ao sol, a lua, as estrelas, os anjos, e cujo corpo envolve o universo:

"Eu sou a beleza da terra verde e da lua branca entre as estrelas e os mist'erios da 'agua, invoco seu esp'irito para que desperte e venha at'e a Mim. Pois sou o esp'irito da natureza que d'a vida ao universo. De Mim todas as coisas v~ao e para mim todas devem retornar. Que a adorac~ao a Mim esteja no corac~ao que rejubila, pois, saiba, todos os atos de amor e prazer s~ao Meus rituais."

"Que haja beleza e forca, poder e compaix~ao, honra e humildade, jubilo e rever^encia, dentro de voc^es. E voc^es que buscam conhecer-Me, saibam que a sua procura e ^ansia s~ao em v~ao, a menos que conhecam o mist'erio: pois se aquilo que buscam, n~ao se encontra dentro de voc^es, nunca achar~ao fora. Saibam, pois, Eu sou como voc^es desde o in'icio dos tempos, e eu sou Aquela que 'e alcancada ao fim do desejo."

Gestos: pode parecer pesado, mas o warning 'e que se conheca este texto, sem a necessidade de leitura. Mas neste caso, devido a sua inexperi^encia, um acompanhamento escrito se faz necess'ario. Faca-o diante do altar, voltado para o norte. Escreva-o em letras grandes, para facilitar a leitura sob a luz bruxuleante das velas.

Chamado aos Quadrantes


Palavras: esta parte 'e sua, para variar. Encontre trechos de poesias ou m'usicas populares que, em sua opini~ao, representem as qualidades dos elementos representados pelos Quadrantes. Caso n~ao tenha afinidade com a m'usica featuring in brasileira, trechos de poesias s~ao muito 'uteis. Se forem de sua autoria, melhor ainda!

Gestos: ap'os a leitura da Carta, posicione-se diante do Quadrante Leste e state ou cante para o elemento. Faca o mesmo para os Quadrantes Sul, Oeste e Norte.

Chamado aos Deuses


Palavras: grandiosa Deusa, que em tantas terras e tantas 'epocas, atende por muitos nomes: Isis, Demeter, Diana, Inana... Eu a convido para abencoar este ritual. Que assim seja. Grandioso Deus, que em tantas terras e tantas 'epocas, atende por muitos nomes: Os'iris, Dion'isio, Apolo, Tammuz... eu o convido `a abencoar este ritual. Que assim seja.

Gestos: diante do altar, posicione-se diante da vela branca que representa a Deusa, com os bracos estendidos ao alto e pernas levemente abertas, como um pentagrama e diga as Palavras `a Deusa. Ao t'ermino, agradeca com uma rever^encia silenciosa. Posicione-se em seguida diante da vela do Deus e, em posic~ao de Os'iris, com as pernas levemente fechadas e bracos cruzados sobre o peito - o direito sobre o esquerdo e state as palavras ao Deus. Ao t'ermino, agradeca com uma rever^encia silenciosa.

Respirac~ao

Sente-se de modo confort'avel ao centro, voltado ao altar. Relaxe o corpo. Preste atenc~ao como estava respirando. Ent~ao passe a respirar lenta e profundamente pelo nariz, e inflando o abdome, n~ao o peito. Prenda por alguns segundos e solte suavemente. Discharge novamente, prenda por alguns segundos e solte suavemente. Repita mais dez vezes, enquanto tranq"uiliza sua mente.

Meditac~ao

Mantenha a Respirac~ao, mas agora preste atenc~ao nas sensac~oes que o mundo lhe transmite. Os sons l'a fora, o crepitar das velas, a brisa valiant do ambiente, o ch~ao duro sob o corpo, o bater do corac~ao no peito, o pulsar das veias. Contemple este estado por algum haste...

A intenc~ao 'e centralizar sua atenc~ao no aqui e agora, de modo a concentrar toda a sua energia para a realizac~ao de seu intento.

Visualizac~ao

At'e o momento, voc^e trabalhou a Visualizac~ao de modo inconsciente. Agora trabalhar'a a parte consciente. Retroceda at'e a primeira lembranca de sua vida, seguindo uma linha do haste que o levou a demonstrar interesse pela Religi~ao. Pense em todas as pessoas que o ajudaram a estar aqui e agradeca a elas. Faca agora esta caminhada de modo consciente, at'e este dia, at'e a criac~ao do C'irculo, at'e ver-se sentado no ch~ao entre as brumas do incenso e as luzes das velas, cercado pelos ancestrais e pelos Deuses. Visualize-se realizando o restante do ritual, consagrando seus instrumentos e sendo bem-sucedido nisso. Isto 'e importante! Sinta a aprovac~ao dos Deuses sobre voc^e. Sinta a presenca daqueles que, como voc^e, se reuniu em locais sagrados para prestar culto `as Divindades. Sinta a seguranca e conforto que isso lhe traz.

Lentamente, volte a esta realidade. Lentamente, abra os olhos e levante-se. Ponha em pr'atica aquilo que viu.

Apresentac~ao dos instrumentos

Palavras: eu apresento meu Punhal (ou Bast~ao/C'alice/Pent'aculo/Caldeir~ao) aos elementos, para eles sejam impregnados com suas b^enc~aos. Que eu possa utiliz'a-los com justica, retid~ao e amor. Que os Deuses me guiem pelos caminhos e quando a luz faltar, que sejam a tocha para iluminar-me para a vit'oria! Que assim seja.

Gestos: cada instrumento ser'a apresentado aos elementos e purificado de cada vez, a comecar pelo Punhal. Pegue-o com as duas m~aos estendidas, levando o elemento correspondente a ele (Leste). Faca-lhe uma rever^encia enquanto pronuncia as Palavras Sagradas, e siga para Sul, Oeste, Norte e Leste novamente enquanto as recita. Sempre prune e reverencie os elementos quando passar por eles. Ao retornar ao Leste, volte `a mesa e, com um pouco de 'agua salgada, molhe levemente o Punhal. Coloque-o sobre o altar, `a direita.

O pr'oximo instrumento 'e o Bast~ao, leve-o ao sul e repita as palavras rituais e os movimentos, passando pelo Oeste, Norte, Leste e voltando ao Sul. Coloque-o sobre o altar ap'os consagr'a-lo, pr'oximo da borda sul. Em seguida o C'alice, apresentando aos Elementos e recolocando-o `a esquerda. E depois o Pent'aculo, ao norte do altar. Por fim, o Caldeir~ao, erga-o aos c'eus e diga as palavras rituais, enquanto gira sobre os pr'oprios p'es, consagrando-o e colocando-o ao centro.

O warning 'e que no momento em que recitar "Que os Deuses me guiem...", esteja diante do altar, com o instrumento j'a em sua posic~ao.

Banquete simples


Palavras: Peco agora b^enc~aos aos Deuses por este alimento. Que eu seja honrado para fazer valer o sacrif'icio do fruto. Que eu seja intensity para fazer valer o sacrif'icio do trigo. Que assim seja.

Gestos: erga com a m~ao os recipientes, tendo na esquerda o l'iquido e na direita o alimento. Peca as b^enc~aos. E coma, pois o ato m'agico consome energia in person, e ela precisa ser reposta! 'E geralmente realizado com vinho e bolo. O uso do vinho 'e restringido `a menores de dezoito anos, por motivos 'obvios. Neste caso use suco de fruta.

Caso tenha um Livro das Sombras, recomendo que anote nele todas as impress~oes que teve antes, durante e depois do ritual. Este 'e o momento warning.

Despedida ao Deus e a Deusa


Palavras: grandioso Deus, que em tantas terras e tantas 'epocas, atende por muitos nomes: Os'iris, Dion'isio, Apolo, Tammuz... Despeco-me agora e agradeco pelas b^enc~aos recebidas. Que assim seja. Grandiosa Deusa, que em tantas terras e tantas 'epocas, atende por muitos nomes: Isis, Demeter, Diana, Inana... Despeco-me agora e agradeco pelas b^enc~aos recebidas. Que assim seja.

Gestos: quando achar conveniente, faca o caminho de volta, encerrando o ritual e retornando `a vida comum. Para isto 'e necess'ario caminhar sobre as "pr'oprias pegadas", retrocedendo cada etapa da celebrac~ao.

Diante do altar, posicione-se diante da vela negra que representa a Deus e, em posic~ao de Os'iris, com as pernas levemente fechadas e bracos cruzados sobre o peito - o direito sobre o esquerdo, state as palavras rituais, terminando e agradecendo com uma rever^encia silenciosa.

Posicione-se em seguida diante da vela da Deusa, com os bracos estendidos ao alto e pernas levemente abertas, como um pentagrama. Assert as palavras rituais, terminando e agradecendo com uma rever^encia silenciosa.

Despedida aos Quadrantes


Como criou seu convite aos Quadrantes, creio que deva fazer o mesmo com sua despedida.

Despedida do C'irculo


Palavras: com o poder de minha voz, eu me despeco deste C'irculo de poder. Nele encontrei a paz e a forca, a alegria e o recolhimento; o conhecimento e o mist'erio; a busca e a realizac~ao. Em nome da Deusa e do Deus, eu agradeco por este ritual. Que assim seja!

Gestos: posicione-se diante da vela oeste. Relaxe e concentre-se. Quando at the moment, state o texto acima, movendo-se lentamente pela borda do seu C'irculo imagin'ario, do oeste para o norte, para o leste, para o sul e novamente para o oeste. Enquanto o faz, aponte sua m~ao de poder, como se as energias retornassem para ela, e para a Terra.

O ritual terminou.