Popular Posts

Monday 4 October 2010

Cruz Celta Ou Cruz Solar

Cruz Celta Ou Cruz Solar
SIGNIFICADO GERAL: Equil'ibrio, Igualdade e Harmonia.

ETIMOLOGIA: -x-

DESCRIc~aO: Uma cruz com quatro (4) bracos iguais, envoltos por um c'irculo. Existe uma outra Cruz Cosmological que 'e a Cruz Crist~a. Adornada com desenhos celtas e com um circulo na sua parte de cima esta cruz, por sua vez, 'e mais utilizada pelos movimentos crist~aos Irlandeses e Bret~oes e 'e mais um sincretismo crist~ao de s'imbolos e 'identidades' pag~as.

Pace E ESPAcO: Tal s'imbolo aparece por toda a Europa desde o terceiro mil^enio a.C. e foi mais utilizado pelos povos Celtas (Celtiberos, Gauleses, Ga'elicos) e tamb'em teve uso por meio dos povos n'ordicos sendo considerada uma "Cruz de Odin". Ao que tudo indica era usada por eles em amuletos de protec~ao sendo comumente gravadas em pedras, ornamentos e instrumentos.

ALQUIMIA E OCULTISMO: N~ao existe um significado muito latente dentro dos grupos que praticam ocultismo, alquimia e etc. O uso se remete normalmente a Cruz Irlandesa (crist~a), que une em si o simbolismo do c'irculo (eternidade) e da cruz crist~a (sacrif'icio, ressurreic~ao).

TRADIc~oES (NEO)PAG~aS: Diferentes grupos reconstrucionistas celtas utilizam-se deste s'imbolo para expressar sua busca pela vivificac~ao da cultura destes povos. Aqueles que seguem religiosidades ligadas aos Celtas como o Druidismo (Hist'orico, Neo e reconstrucionista) usam tal s'imbolo para representar sua f'e e como uma homenagem aos seus ancestrais e Deuses.

Na Wicca este s'imbolo ganha o significado de equil'ibrio e igualdade, onde os bracos da cruz, por serem id^enticos s~ao uma referencia a isto. Tamb'em demonstra ser um s'imbolo de uni~ao dos deuses j'a que o Deus 'e representado pelas quatro (4) estac~oes da roda do ano e a Deusa pelo c'irculo lunar (lua Cheia).

COMPARATIVOS: Para os Pag~aos 'e um s'imbolo de equil'ibrio, forca e ancestralidade, para os crist~aos 'e um s'imbolo que demonstra a eternidade de cristo, lembrando que h'a variac~oes no formato das cruzes de um e outro.

Curiosidades: Infelizmente, a cruz irlandesa crist~a e at'e mesmo a cruz celta pag~a s~ao utilizadas por alguns grupos radicais e racistas, para simbolizar uma suposta e absurda "supremacia branca" em relac~ao a Negros e pessoas estrangeiras em pa'ises como Irlanda e Franca. Tanto que na It'alia o s'imbolo foi proibido por ser considerado Fascista.

TEXTO POR: "Fam'ilia Old Religious studies"