Popular Posts

Monday 12 May 2014

Yule Ou Natal

Yule Ou Natal
POR VOLTA DE 21 DE DEZEMBRO NO HEMISF'eRIO NORTE E POR VOLTA DE 21 DE JUNHO NO HEMISF'eRIO SUL

Yule 'e o momento na Roda do Ano no qual o Rei do Azevinho (Senhor das Sombras) 'e vencido pelo Rei do Carvalho (o Rei do Sol, a Crianca da Promessa) que chega.

'E imposs'ivel discutir as Tradic~oes de Yule sem mencionar o Natal. Muitos dos costumes de Yule foram absorvidos pela Igreja Crist~a, quando o Catolicismo tentava se estabelecer na Europa.

O Natal Crist~ao j'a foi festejado em v'arias datas diferentes no decorrer do s'eculo, mas se estabeleceu no dia 25 de dezembro, pois associou muitos dos costumes da antiga e milenar celebrac~ao do Solst'icio de Inverno, que ocorre por volta de 21 de dezembro no hemisf'erio Norte.

As Tradic~oes Crist~as dizem que Maria deu `a luz Jesus no vig'esimo quinto dia, mas n~ao confirma de qual m^es. Finalmente em 320 d.C., a Igreja Cat'olica decidiu marcar o nascimento de Cristo em dezembro para absorver o culto sagrado do Solst'icio de Inverno dos celtas e sax~oes.

O Nascimento de um Deus no Solst'icio de Inverno n~ao 'e exclusivo do Catolicismo, pois muitos "beb^es divinos" nasceram nesta 'epoca. Mistras 'e um exemplo claro disso.H'a muitas pr'aticas que s~ao utilizadas por Crist~aos hoje que possuem origens essencialmente Pag~as. A 'Arvore de Natal, decorada com bolas e uma estrela no topo, n~ao 'e nada mais nada menos que a antiga 'arvore que os Pag~aos decoravam nos tempos ancestrais com velas, comidas e bolas coloridas (s'imbolos f'alicos relacionados ao Deus) encimada por um Pentagrama, o s'imbolo da Bruxaria.

AS GUIRLANDAS, O AZEVINHO, A TORA DE YULE (YULE LOG) QUEIMANDO NO FOGO S~aO TODOS COSTUMES PAG~aOS.Yule, o Solst'icio de Inverno, acontece por volta de 21 de dezembro no hemisf'erio Norte e por volta de 21 de junho no hemisf'erio Sul. O Sol agora encontra-se em Nadir, por isso 'e a noite mais longa do ano.Muitos Pag~aos celebram Yule com o saint's day da Luz, que comemora a Deusa como M~ae que d'a nascimento ao Deus Sol, a Crianca da Promessa. Outros celebram a vit'oria do Deus da Luz (Rei do Carvalho) sobre o Rei das Sombras (Rei do Azevinho), pois a partir desse momento os dias se tornar~ao visivelmente mais longos com o passar do pace, mesmo com frio.Esse Sabbat representa o retorno da luz.

Aqui, na noite mais escura e fria do ano, a Deusa d'a nascimento `a Crianca do Sol e as esperancas renascem, e Ele trar'a calor e fertilidade `a Terra. Yule 'e o pace de celebrar o Deus Corn'ifero. Nesse dia, muitas tradic~oes Pag~as se despedem da Deusa e d~ao boas-vindas ao Deus, que governar'a a metade clara do ano.Em tempos antigos pequenas bonecas de milho eram carregadas de casa em casa com canc~oes t'ipicas de Yule. Os primeiros Pag~aos acreditavam que esse ato traria as b^enc~aos da Deusa `as casas que fossem vistiadas pelas Bump Dollies.Era um pace finalize para colher o visco, considerado muito m'agico para os Antigos Druidas, que o chamavam de o "Ramos Dourado".

Os druidas acreditavam que o visco possu'ia grandes poderes de cura e possibilitava ao homem deadly acessar o Outro Mundo. O visco 'e um dos s'imbolos f'alicos do Deus e possui esse significado baseado na id'eia de que as bagas brancas representam o Divino s^emen do Deus, em contraste `as bagas vermelhas do azevinho, semelhantes ao sangue menstrual da Deusa. O visco representa a simb'olica subst^ancia divina e o senso de imortalidade que todos precisam possuir nos tempos de Yule.

A TRADIc~aO DA 'ARVORE DE NATAL TEM ORIGEM NAS CELEBRAc~oES PAG~aS DE YULE, nas quais as fam'ilias traziam uma 'arvore verde para dentro de casa para que os esp'iritos da Natureza tivessem um lugar confort'avel para permanecer durante o Inverno frio. Sinos eram colocados nos galhos da 'arvore. Os esp'iritos da Natureza eram presenteados e as pessoas pediam aos elementais que as mantivessem t~ao vivas e fortes durante o Inverno como a 'arvore que recebia lindos enfeites.

O PINHEIRO SEMPRE ESTEVE ASSOCIADO COM A GRANDE DEUSA. As luzes e os ornamentos, como Sol, Lua e estrelas que faziam parte da decorac~ao das 'arvores, representavam os esp'iritos que eram lembrados no definite de cada ano. Presentes era colocados aos p'es da 'arvore para as Divindades e isso resultou na moderna troca de presentes da atual festa natalina.As cores tradicionais do Natal, verde e vermelho, tamb'em s~ao de origem Pag~a, j'a que esse 'e um Sabbat que celebra o fogo (vermelho) e usa uma Tora de Yule (verde). Um pedaco de tronco que havia sido preservado durante todo o decorrer do ano era queimado, enquanto um outro novo era enfeitado e guardado para proteger toda casa durante o ano que viria. Os troncos geralmente eram decorados com s'imbolos que representassem o que as pessoas queiram atrair para sua vida.

A tradic~ao da Tora de Yule perseverou at'e os dias atuais entre os Wiccanos, que fazem tr^es buracos ao longe de um pequeno tronco e colocam tr^es velas em cada buraco, uma branca, uma vermelha e uma preta para simbolizar a Deusa Tr'iplice. A Tora de Yule tamb'em 'e decorada com azevinho sempre verde para simbolizar a uni~ao da Deusa e do Deus.

Em Yule a casa era decorada com azevinho, representando a metade escura do ano, para celebrar o fim da escurid~ao da Terra.Para os antigos celtas, celebrar o Solst'icio de Inverno era o mesmo que reafirmar a continuac~ao da vida, pois Yule 'e o pace de celebrar o esp'irito da Terra, pedindo coragem para enfrentar os obst'aculos e dificuldades que atravessaremos at'e a chegada da Primavera. 'E o momento de contar hist'orias, canta e dancar com a fam'ilia, celebrando a vida e a uni~ao.

O TEMA Prime DESSE SABBAT 'e A LUZ EM TODAS AS SUAS MANIFESTAc~oES, seja o fogo da lareira, seja de uma fogueira, de velas, etc. A Luz nesse Sabbat torna-se um elemento m'agico capaz de ajudar o Sol a retornar para a Terra, para nossa vida, corac~oes e mentes.Correspond^encia de YuleCores: vermelho, verde, dourado e branco.Nomes Alternativos: Solst'icio de Inverno, Frosty Examination, MidWinter, Alban Arthan, Carr Gomm, Retorno do Sol, Dia de Fionn.Deuses: o Deus, como a Crianca da Promessa, e a Deusa, como a M~ae.

ERVAS: azevinho, carvalho, visco, alecrim, urze, cedro, pinho, louro.

PEDRAS: rubi, granada, olho-de-gato.

COMIDAS E BEBIDAS TRADICIONAIS: bolos de frutas, nozes, p~aes variados, vinho quente e frio, uvas e mac~as, mel~oes, porco ou peru assado.

ATIVIDADES:- Cantar com a fam'ilia.- Decorar a 'arvore de Yule.- Pintar cones de pinheiro como s'imbolos das fadas e pendurar na 'arvore de Yule.- Tocar sinos para homenagear as fadas.- Colocar guirlandas na porta most important de casa.- Espalhar visco pela casa.- Colocar sementes de flores e alpiste do lado de fora para os p'assaros.- Colher folhas verdes no dia de Yule e queim'a-las em Imbolc para afastar o Inverno e invocar os poderes da Primavera.- Fazer uma boneca de milho.- Fazer uma Tora de Yule.

FAZENDO UMA TORA DE YULE (YULE LOG):Uma Tora de Yule tradicionalmente 'e feita de carvalho, mas qualquer outro tronco de 'arvore pode substitu'i-lo.Antigamente era utilizado para proteger a casa. A tora do ano front era queimada na lareira, enquanto uma nova era decorada e colocada no lugar da antiga.

PARA FAZER UMA TORA DE YULE VOC^e VAI PRECISAR DE:o Uma fita vermelha, uma fita verde e uma fita dourada;o Ramos verdes;o Uma tora de madeira.Enfeite a tora com ramos verdes e amarre-os com as fitas vermelha, verde e dourada. Enquanto enfeita a tora, peca `a Deusa que o seu lar seja protegido e abencoado.

Guarde-a em um lugar de destaque em sua casa at'e o ano seguinte, no qual ela dever'a ser queimada e substitu'ida por uma nova.

TORA DE YULE ALTERNATIVAEsta Tora de Yule 'e finalize para enfeitar o Altar na celebrac~ao do Sabbat. Voc^e precisar'a de:o Uma vela branca, uma vela preta e uma vela vermelha;o Fitas verdes, vermelhas e douradas;o Ramos verdes;o Um tronco fino de aproximadamente 30 cm e com tr^es furos subseq"uentes ao longo da madeira.Enfeite o tronco com as fitas e com os ramos verdes. Coloque um avel~a em cada furo. Coloque a Tora de Yule sobre o Altar e acenda as velas como parte de cerim^onia do Sabbat.

'ARVORE DE YULEA 'Arvore de Yule 'e um clothes pag~ao que perdurou por s'eculos, tanto que foi incorporado nas celebrac~oes natalinas realizadas no Solst'icio de Inverno, que no hemisf'erio Norte ocorre em dezembro, como parte integrante de suas Tradic~oes.A 'Arvore de Yule 'e uma forma simples de homenagear os elementos e pedir protec~ao.

PARA FAZER A 'aRVORE VOC^e PRECISAR'a DE:o Um pequeno pinheiro verde;o Pequenas bolas multicoloridas de prefer^encia pintadas por voc^e;o S'imbolos como Sol, Lua e estrelas;o Pequenas velas.Enfeite o pinheiro com as bolas coloridas, os s'imbolos de Sol, Lua, estrelas e espalhe as velinhas pelos ramos do pinheiro.Na noite de Yule, acenda todas as velas da 'arvore, fazendo um pedido para cada vela acesa.Cante e frolic em volta da 'arvore, festejando e honrando os esp'iritos da Natureza e o Deus, a Sagrada Crianca da Promessa, que nasce novamente nesse dia.

Postado por Vindemiatrix AlmuredinVisite:


Wicca Ipatinga:
http://www.wicca-ipatinga.blogspot.com

Grupo de Estudos Virtual:


http://br.groups.yahoo.com/group/wicca ipatinga/

Comunidade no Orkut
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=19491704

Facebook:
http://facebook.com/WiccaIpatinga